terça-feira, 3 de junho de 2008

TVI obtém o valor de audiências mais baixo desde o início do ano

A RTP e a SIC conseguiram, no mês de Maio, aproximar-se da TVI. Apesar de continuar a liderar os canais generalistas em aberto, a estação da Media Capital foi a única que, face ao mês anterior, sofreu uma queda nas audiências, conquistando o valor mais baixo desde o início do ano.
Incapaz de se manter acima dos 30%, caindo para 29,1%, ou seja, menos 4,9% do que no mês anterior, Abril, a estação de Queluz de Baixo protagonizou o pior resultado relativo do período, uma vez que tanto a RTP como a SIC cresceram na sua quota de telespectadores. O valor de Maio é, mesmo, o pior que o canal da Media Capital regista desde o início do ano. Até aqui, Março tinha sido o pior mês, com 29,2%.
No entanto, através de um comunicado, a TVI optou por destacar "a liderança absoluta da estação nos últimos 22 meses". "No horário nobre, das 20.00 às 24.00, o resultado é ainda mais expressivo, registando a TVI um share de 38,2%, valor que confirma a liderança da estação (...), nos últimos 38 meses", afirma a televisão no mesmo documento.
De acordo com dados divulgados pela Marktest, a SIC foi o canal que apresentou maior subida do share de audiências no mês de Maio. Melhorando 2,3% em relação ao valor de Abril, e passando para os 26,6%, a SIC "obtém a sua melhor média mensal do ano", realça fonte da estação de Carnaxide em comunicado. "É o canal que mais sobe de Janeiro a Maio, se comparados os três canais mais vistos pelos telespectadores", refere a estação da Impresa no mesmo documento.
Voltando a ficar em terceiro lugar entre os canais mais vistos de Maio (entre dia 1 e dia 29), a RTP1 apresentou uma subida de 1,7% relativamente ao mês anterior, para os 23,8%. No entanto, o resultado do mês de Abril (23,4%) havia sido o pior resultado conseguido pela estação de serviço público desde Janeiro. No primeiro mês do ano, a RTP1 conquistou uma audiência média de 25,1%, o valor mais alto deste ano, e que representa mais 1,1% do que o valor que a estação obteve em Maio. Apesar da subida, o share conseguido pela RTP1 é o segundo mais baixo de 2008.
Quanto ao segundo canal da estação de serviço público, a melhoria foi de 8% relativamente ao resultado do mês anterior, o que significa um aumento de 0,4%, passando a quota mensal dos 5% para os 5,4%. Nos primeiros cinco meses de 2008, o valor fica perto da melhor marca conseguida pela RTP este ano: 5,5%, no mês Março.
.
Novela no 'top' de Maio
A Outra, novela da TVI no seu terceiro mês de exibição, foi o programa mais visto da televisão portuguesa durante o mês de Maio, conquistando um share de 46%, o que significa cerca de 1,5 milhões de telespectadores por emissão. Na informação, o bloco mais visto foi o Telejornal, da RTP1, que obteve 30,6% de share, ou seja, foi visto habitualmente por perto de um milhão de portugueses.
Fonte: DN

Sem comentários: