domingo, 22 de junho de 2008

RTP é a mais prejudicada nas audiências com o Euro

A estação pública é aquela que mais tem visto a sua quota de mercado descer com a transmissão dos jogos do Euro na TVI. Desde o início do mês e até agora, a RTP1 regista uma média de 20,8% de 'share' diário, tendo chegado a obter 15,1%, no último jogo de Portugal.

'Verão Total' é a aposta do canal para os próximos meses
A RTP1 tem sido o canal em sinal aberto mais prejudicado devido à transmissão do Euro 2008 na TVI. A estação pública chegou, inclusive, a ver o seu share total do dia cair para 15,1%, na quinta-feira, dia do último jogo de Portugal no campeonato, contra a Alemanha. E são já vários os dias em que a RTP1 não regista nenhum programa no top 10 dos mais vistos.
Caso a média do canal se mantenha até ao final do mês - que coincide com o final da competição europeia (dia 29) - a estação pública vai registar o pior mês do ano. É que, desde o início do mês e até ao final desta semana, a RTP1 está com um share médio de 20,8%. Até agora, o pior mês do canal tinha sido em Abril, com 23,4% de quota de mercado, segundo dados da Marktest.
A SIC também viu o seu share do dia descer ao longo do mês, mas mantém firme o segundo lugar dos canais mais vistos: até agora, a estação de Carnaxide regista uma média de 24,6% de quota de mercado. O canal tem, aliás, vários programas no top 10 dos mais vistos ao longo dos últimos dias, como é o caso da repetição da série cómica As Aventuras de Camilo, as novelas brasileiras e os programas de informação.
No entanto, e como já era de esperar, a grande vencedora é a TVI, graças à transmissão dos jogos do Euro. Até agora, a estação de Queluz de Baixo regista uma média de share diário de 33,5%, tendo dias em que ultrapassou a fasquia dos 40% de quota de mercado, quando emitiu os jogos de Portugal. O valor máximo obtido foi na quinta-feira, com 44,7% de share. No entanto, os valores obtidos com o Portugal-Alemanha (34,5% de audiência e 75,6% de share) não batem os números registados no Mundial de 2006. Segundo dados da Marktest, o Portugal -França, nas meias-finais da competição, foi visto por mais de 3,5 milhões de pessoas, por exemplo. Emitido pela SIC, este jogo registou 37,2% de audiência e 82,3% de share.
Novidades na RTP1
As audiências da estação pública poderão sofrer alterações, já que o canal vai ter uma programação especial para a nova estação. Verão Total, com Tânia Ribas de Oliveira, João Baião, Sónia Araújo e Jorge Gabriel (alternadamente, devido às férias dos apresentadores), será a aposta para as manhãs e tardes da estação. O programa, que estreia dia 30 deste mês, irá percorrer o país de norte a sul. A apresentação do formato aos jornalistas será feita na terça-feira, altura em que José Fragoso, director de Programas da RTP1, vai explicar a estratégia de programação do canal até Setembro.
Fonte: DN

Sem comentários: