sábado, 23 de agosto de 2008

Tony Carreira acusado de plágio

O cantor mais popular de Portugal é acusado de ter copiado músicas internacionais sem autorização e sem ter pago quaisquer direitos de autor.
Desde Maio, um blog na internet, overdadeirotony.blogspot.com, tem lançado acusações de plágio a Tony Carreira, usando como prova os originais que o cantor terá supostamente copiado. "O verdadeiro Tony é aquele que gama sem pedir autorização e que espera que ninguém repare ou nem dê por nada", lança o site.No centro da polémica estão quatro canções - "Leva-me ao Céu", "Ai Destino", "Esta Falta de Ti" e "Depois de Ti" - que estão distribuídas pela discografia de Tony e que supostamente corresponderiam a versões de The Tremeloes, Enrico Macias, Natasha St Pierre e Pierre Bachelet, respectivamente.
A autoria dessas músicas na versão portuguesa aparece creditada ao próprio Tony Carreira e também a Ricardo Landum. Este último é produtor e compositor de Tony há mais de 20 anos.
A Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) confirmou ter conhecimento do assunto, mas ninguém está a trabalhar no caso. Segundo o vice-presidente, José Jorge Letria, para que tal aconteça é necessário que haja uma queixa formal de um cooperante ou sócio. "Nessa altura é que fazemos uma análise comparativa e pedimos a especialistas uma peritagem técnica", referiu ele ao "Correio da Manhã". No caso, de haver plágio, a SPA, "que não é um tribunal, tentará dirimir o conflito", acrescentou.
As acusações de plágio surgem numa altura em que Tony Carreira inicia uma nova fase na sua carreira. No mesmo mês em que o blog foi lançado, o cantor trocou a editora Espacial pela Farol, assinando um contrato milionário. O primeiro disco com a nova etiqueta será lançado até ao fim do ano.
Caso o assunto vá para a frente, Tony Carreira e Ricardo Landum poderão vir a ver-se envolvidos numa guerra judicial. Como as músicas foram supostamente plagiadas de versões de outros países, o processo poderá ganhar contornos internacionais. Multas e indemnizações são o fim mais provável para casos como este. E assim sendo, Tony pode estar em risco de perder uma parte da sua fortuna, que inclui negócios, imóveis e carros.
O cantor não fala sobre o assunto, mas fez saber através dos seus representantes que "está muito tranquilo quanto às acusações".

Fonte: SapoFama

4 comentários:

Manuel Gaspar disse...

Não é só de agora. Já em tempos ouvi uma canção em português que era do Michel Delpech e onde este cantor de meia-tijela se intitulava como autor.

Tenho provas que também não paga a empresários. E artistas que produziu? E as tentações...

Como artista tem carreira
Como gestor é um ladrão
Guarda em sua algibeira
Dos agentes a comissão
Foi levado em tentações
Que lhe deram muita fama
Por ser chulo em cifrões
Acabou-se-lhe a mama

Zé Manda Bocas

Anónimo disse...

És mesmo um Zé Manda Bocas...

Anónimo disse...

Interessante é pensar que as músicas que são referidas não são "assim tão" recentes... Porquê estão a levantar polémica agora??? Se o Tony Carreira continuasse a ser apenas mais um cantor de música ligeira igual a tantos outros provavelmente nunca apareceria neste blog nem nas capas das revistas com esta polémica. Mas como o Tony Carreira se tornou o Grande Senhor da Música Porguesa, agora sim toca a falar mal do homem, afinal está lá no topo e isso incomoda muita gente.
O que muita desse gente esquece é que ele veio de origens humildes e nunca as esqueceu, grande virtude que a maioria não sustenta! E o que ele é é baseado no que foi, e meus amigos... pessoas humildes são pessoas honestas... Embora isso custe a compreender a muito boa gente que sempre viveu na "alta" e no fundo se se espremer não deita nada... apenas futilidade... Não será o caso concerteza do Tony.

A todas as pessoas que criticam e a essa gente quer vive de falar dos outros... e na maioria das vezes... mal... Não se esqueçam que têm telhados de vidro e sejam coerentes convosco próprios...

Ao Tony só tenho um comentário a fazer: É uma pessoa formidável e espero que estas maleitas da "alta sociedade" (o mais baixa possível) não estraguem e amargurem o grande ser humano que ele é.
Quem tiver dor de cotovelo tem bom remédio, há umas pomadinhas milagrosas...

Não sejam tão amargurados com a vida... ninguem tem culpa!
Sejam felizes e deixem os outros sê-lo também.

Sandra (Guarda)

Anónimo disse...

Ficamos a espera das grandes estoiras do Tony Carreira que nos possa contar para o mail

moijaimelafrance@hotmail.com

E musicas sabe se ha mais copiadas

Lara