sábado, 24 de maio de 2008

Canais lutam por Famosos

No que respeita a ‘segurar’ as suas estrelas, a RTP, a SIC e a TVI não olham a custos. No caso da estação pública, a perda dos Gato Fedorento para a SIC foi compensada com a renovação dos contratos de exclusividade com Fernando Mendes, Jorge Gabriel, José Carlos Malato e, recentemente, com Catarina Furtado. “Sinto que sou muito acarinhada e útil para a estação”, explica à Correio TV a apresentadora de ‘Dança Comigo’. Em Junho, Catarina regressa à RTP 1 com um novo programa, ‘À Procura de Sally’, em que, de um grupo de dez candidatas, será escolhida a estrela do musical ‘Cabaret’, que Diogo Infante levará à cena no Teatro Maria Matos.
Na SIC, o director de Programas, Nuno Santos, conseguiu ‘segurar’ Herman José e Luciana Abreu e ‘roubou’ à TVI a actriz Cláudia Vieira, que abandonou as gravações de ‘Equador’ e teve de ser substituída à última hora por Mariana Monteiro, a ‘Nalini’ de ‘Fascínios’. Entretanto, Nuno Santos contratou o argumentista Manuel Arouca, responsável por formatos como ‘Jardins Proibidos’, ‘Jóia de África’ e ‘Tu e Eu’, da TVI, para escrever a nova novela da SIC. O projecto, que conta com cenas filmadas em Moçambique, “ainda está a ser escrito, mas é cedo para revelar pormenores sobre o enredo e o elenco”, afirma Arouca, adiantando que “está a ser um desafio enorme escrever um original capaz de surpreender o público e marcar pela diferença”.
Por detrás de muitas destas contratações está a mão de Virgílio Castelo, o novo consultor para a ficção nacional da estação de Carnaxide. “A tentativa de criar uma identidade específica para a ficção da SIC é um projecto muito simples e, ao mesmo tempo, muito ambicioso. Queremos fazer uma ficção com a qual o telespectador se envolva de modo mais duradouro”, explica o actor, que também assinou um contrato de exclusividade com o canal. “Não me passaria pela cabeça trabalhar em televisão em mais do que uma estação. Sou consultor, dou o meu contributo na escolha de projectos e elencos, na selecção de textos e equipas, e, eventualmente, irei participar como actor num ou noutro projecto”, esclarece Virgílio Castelo à Correio TV. Apesar de a remuneração ser o aspecto mais importante de qualquer contrato, sobretudo quando é exclusivo, não vale só por si. Com projectos “secretos” para 2009, Herman José não esconde o ‘fraquinho’ que sente pela SIC: “Foi por amor que aderi à família e a paixão está longe de se desvanecer.” Já Luciana Abreu, que aos 23 anos é a estrela mais bem paga do canal de Balsemão, com o qual renovou o seu contrato de exclusividade no final de 2007 e que em breve regressará ao ecrã com um programa infantil, assegura: “A minha vida é maravilhosa na SIC. Não posso pedir mais do que isso.”
Na TVI, muitos contratos estão ainda a ser negociados. José Eduardo Moniz está a fazer tudo para ‘agarrar’ Alexandra Lencastre e Fernanda Serrano mas vai ter de subir a parada, uma vez que estas também estão na mira da SIC. Recorde-se, porém, que em 2005 a vilã de ‘Fascínios’ recusou um convite bastante generoso da estação de Carnaxide só para poder continuar a trabalhar com Moniz. Para já, o director-geral da TVI conseguiu garantir a presença de António Pedro Cerdeira no elenco da nova novela da estação, ‘Destino’, graças a um contrato de exclusividade por três anos que o actor descreve como sendo “irrecusável em termos financeiros” e que “dá muita estabilidade”. Pedro Lima, Paulo Pires, Pedro Granger, Mariana Monteiro, Dalila do Carmo e Margarida Vila-Nova também se tornaram rostos exclusivos da TVI. Só Margarida Marinho, a protagonista da novela líder de audiências ‘A Outra’, ainda não cedeu à tentação de um contrato deste tipo. “Sempre fiz contratos novela a novela. Assinar um contrato de exclusividade não faz parte da minha realidade. Não digo que isso não venha a acontecer um dia mas depende das condições de trabalho e teria de ser avaliado caso a caso”, adianta a actriz à Correio TV. Margarida Marinho não comenta o aumento substancial do seu ordenado como prémio pelas excelentes audiências do formato de Tozé Martinho, em que interpreta a misteriosa ‘Teresa Pimenta’. “Sinto-me bastante confortável na TVI”, refere a actriz, satisfeita com o desempenho na novela. “Este tipo de produção é sempre uma incógnita. Mas parto do princípio de que os programadores sabem o que fazem com os projectos.” – Com F.B. e F.G.

PRESTES A RENOVAR CONTRATO DE EXCLUSIVIDADE COM A TVI
A ESTRELA
20.000 EUROS
Alexandra Lencastre é um dos maiores trunfos da TVI. Depois de renovar o contrato com a estação, que assinou em 2005, a Margarida de ‘Fascínios’ será um dos protagonistas de ‘Equador’, em que veste a pele da fazendeira Maria Augusta.
OS CACHETS DAS VEDETAS
MARGARIDA VILA-NOVA
CONTRATO DE EXCLUSIVIDADE COM A TVI
A PROMESSA
6000 EUROS

Um dos talentos mais promissores da actualidade, tanto na TV como no cinema.
PEDRO LIMA
CONTRATO DE EXCLUSIVIDADE COM A TVI
O GALÃ
8000 EUROS
Actualmente a filmar ‘A Outra’, Pedro Lima é um dos galãs nas novelas portuguesas e vai vestir a camisola da TVI por mais tempo.
FERNANDA SERRANO
A NEGOCIAR CONTRATO DE EXCLUSIVIDADE COM SIC E TVI
O REGRESSO
8000 EUROS

A actriz afastou-se da televisão desde que foi mãe mas a TVI quere-a de volta, assim como a SIC. Fernanda está a avaliar ambas as propostas.
ANTÓNIO PEDRO CERDEIRA
CONTRATO DE EXCLUSIVIDADE COM A TVI
O VETERANO
10.000 EUROS

O 'Carlos' de 'Deixa-me Amar' foi convidado pela SIC, mas optou por ficar na TVI, que lhe fez uma proposta 'irrecusável'. Vai interpretar um advogado em 'Destino'.
LUCIANA ABREU
CONTRATO DE EXCLUSIVIDADE COM A SIC
A 'COQUELUCHE'
15.000 EUROS

A ex-‘Floribella’ continua a ser paga a peso de ouro. Em breve vai apresentar o novo programa infantil da estação de Carnaxide.
Fonte: CM

Sem comentários: