quinta-feira, 10 de julho de 2008

RTP2 mostra novos projectos de música

"Quilómetro Zero" ou "KM0". Este foi o nome escolhido para o programa que a RTP2 estreia no dia 26. A revelação de novos talentos musicais era uma promessa da Direcção de Programas, que agora ganhou vida.

A ideia é divulgar músicos e bandas no início de carreira, com trabalho de qualidade mas desconhecidos do grande público. Só que, em vez de os trazer para um estúdio na capital para gravar a sua actuação e a "habitual" entrevista, o projecto da RTP2 foi mais longe, muito mais longe.
Mais concretamente 12 mil quilómetros de viajem pelo país, para gravar ao vivo um tema integral num estúdio de som profissional; montado em "garagens improvisadas, estúdios mais ou menos insonorizados, armazéns, apartamentos pessoais e até, mesmo cafés de bairro".
O músico J. P. Simões, escolhido para apresentar o programa, também foi o responsável pela parte editorial, participando na selecção das bandas. "O critério foi o de procurar música de qualidade, que não fosse conhecida e que não tivesse uma estrutura a promovê-la", explicou ao JN o antigo vocalista dos Belle Chase Hotel, acrescentando que o registo escolhido foi o do documentário.
A estrutura do programa é a de um "on the road" (na estrada). É a produção que se desloca aos locais onde a música é feita "para não desvirtuar o trabalho" , percorrendo o país de Norte a Sul. A aventura começou no Centro, mais concretamente em Coimbra, mas passou por cidades como Porto, Braga, Amadora ou Faro, entre outras.
No total são 14 emissões, de 25 minutos cada, mas cada uma delas não se reporta a uma localidade. Lisboa teve direito a três episódios, enquanto que no Porto e em Braga foram gravados dois. "Acabou por ser um espelho das assimetrias que já conhecemos do país", prosseguiu. Admitindo ter "cristalizado o gosto", J. P. Simões revelou não ter ficado surpreendido com muito do que ouviu. Porém "no cômputo geral gostei muito do trabalho", frisou, acrescentando ter ficado "fascinado" por "um ou dois projectos".
Uma "linguagem televisiva segura, ainda que inovadora". É deste modo que o director de programas da RTP2, Jorge Wemans, caracterizou o programa, destacando as entrevistas conduzidas por J. P. Simões "sempre muito divertidas, meio irónicas".
A aposta num programa que divulgasse novos projectos musicais era um desejo antigo do responsável pelo segundo canal público, que levou algum tempo a concretizar e que só foi possível por no ar com o patrocínio do Instituto Português da Juventude (IPJ).
Apesar da demora, Jorge Wemans profetiza que o "KM0" se vai tornar num "programa de referência no espaço televisivo", desempenhando "o mesmo papel que o da rádio há duas décadas". Por isso não é de estranhar a vontade que tem de prolongar o programa a uma segunda série, bem como o de produzir alguns espectáculos com as bandas e filmá-los com o objectivo de os transmitir.
Produzido pela BUS - também responsável pelo "Câmara Clara", da RTP2 - o "KM0" vai para o ar aos sábados pelas 19.30 horas, um horário em que Wemans considera haver "maior disponibilidade do público típico da RTP2" , que habitualmente "têm pouco tempo para ver televisão". "As audiências da RTP2 sobem em Agosto", finalizou.
Fonte: JN

Sem comentários: