quarta-feira, 16 de julho de 2008

Em Casos da Vida - "O pedido"

Patrícia e Luís Carlos são o casal perfeito. O casamento foi diferente e descontraído, à maneira deles, na Conservatória, pois não acreditam em Deus, apesar de serem bastante amigos de um padre - Simão.
Patrícia olha para a foto do seu casamento onde está com o sorriso da mulher mais feliz do mundo, acompanhada de Luís Carlos o seu marido, Isabel a sua cunhada, Fernando um advogado amigo do casal, Kika a sua melhor amiga, João um grande amigo que se não tivesse chegado atrasado seria o padrinho de casamento e o Padre Simão, quem acabou por ser o padrinho.
Patrícia não contém as lágrimas, a sua vida foi tão perfeita, recorda o seu amado Luís Carlos e a surpresa que este lhe fez quando lhe disse que tinha sido promovido e que comprou a casa de sonho de ambos, em frente à praia. Felizes e com uma vida inteira pela frente, Luís Carlos e Patrícia decidem ter um filho. Luís Carlos não se contém de alegria quando Patrícia lhe conta que está grávida. Compra uma moto 4x4 e eufórico acelera pela praia desenhando um coração na areia. Patrícia olha-o apaixonada e muito feliz, sem saber que a sua vida está prestas a mudar radicalmente.
Luís Carlos tem um grave acidente na moto e acaba por ficar tetraplégico. È um grande choque para todos, especialmente para Patrícia que fica tão arrasada que perde o bebé.
Luís Carlos sempre foi um rapaz alegre e cheio de vida, vê-lo numa cama de hospital sem se poder mexer é duro para todos, mas em especial para ele próprio, que se apercebe que a partir daquele momento a sua vida acabou, apesar de ter sobrevivido ao acidente. Patrícia quer continuar ao lado do homem que ama, mas Luís Carlos pede-lhe que desligue a máquina que o liga à vida, já não é o homem com quem ela casou e ama-a demais para deixar que a vida de Patrícia acabe também. Por amor, Luís Carlos pede que Patrícia refaça a sua vida e o deixe morrer.
Patrícia sofre um grande dilema, não é capaz de matar o homem que ama. João compreende o amigo e diz a Patrícia que se não tiver coragem ele próprio poderá acabar com o sofrimento do amigo. Kika recrimina Patrícia e tenta impedir que a amiga se torne numa "assassina".
Desesperado, Luís Carlos pede a Fernando que peça uma autorização para que possa ir para a Holanda, onde a eutanásia é legal. Fernando tenta ajudá-lo mas o pedido é negado.
Patrícia continua sem coragem, nem consegue imaginar a sua vida sem Luís Carlos. Até que o Dr. Vargas lhe diz que na realidade o corpo de Luís Carlos está como se estivesse morto e à medida que o tempo for passando irá sofrer ainda mais. Patrícia não consegue mais ver o sofrimento de Luís Carlos que aumenta de dia para dia e toma uma decisão - desligar a máquina. Luís Carlos mostra-se agradecido e feliz por Patrícia ter tomado esta decisão, já sem fôlego ainda consegue dizer que a ama e deseja partir com a imagem do seu sorriso. Patrícia faz um esforço por lhe dar o seu sorriso e com os olhos marejados sente alívio por ter terminado com a dor do homem que mais amou na sua vida.
Patrícia vai à Igreja e confessa ao padre Simão que matou por amor. O padre diz-lhe que por amor o ser humano é capaz de tudo e que só Deus a poderá julgar.

Elenco:
Vera Alves - Patrícia
Carlos Vieira - Luís Carlos
Anabela Brígida - Isabel
João Melo - Fernando
Diogo Amaral - João
Rita Ruaz - Kika
Laurent Filipe - Padre Simão
José Boavida - Dr.Vargas

Autoria: António Barreira

Coordenação de Projecto: Jorge Cardoso
Realização: Gonçalo Mourão

Sem comentários: