A RTP alarga, a partir de hoje, a sua oferta televisiva no campo da Informação, ao estrear logo a seguir ao "Telejornal" o programa "30 minutos", que será apresentado rotativamente pelos dois pivôs do principal bloco noticioso da RTP1, José Alberto Carvalho, também director de Informação da estação pública, e José Rodrigues dos Santos. O programa é semanal e compõe-se de reportagens.
Segundo explicou, ao JN, Judite de Sousa, que também integra a direcção de Informação e é responsável pela rubrica "Grande reportagem", os critérios de selecção de temas para este "30 minutos" passa por "uma boa história de vida, alguém que se distingue pelo seu trabalho, um caso de sucesso... são alguns exemplos". Embora o comunicado oficial da estação fale em tratamento de temas de actualidade, Judite de Sousa circunscreve o raio de acção de "30 minutos" ao facto de "todas as reportagens incidirem não propriamente num tema, mas numa pessoa ou pessoas que se constituem como sujeito de informação de algo que vale a pena contar e conhecer".
Por isso, ao longo de meia hora, vão ser passadas peças jornalísticas com uma duração entre seis e oito minutos, ou seja, entre quatro e cinco reportagens por emissão. Pelo que foi dado a entender, o tom deste novo programa de Informação será o de jornalismo positivo, confirmando-se que as peças exibidas não vão ser extensões mais trabalhadas dos temas que sejam abordados no "Telejornal" ou outros blocos noticiosos da estação pública.
Quanto à similitude que o nome "30 minutos" possa ter com formatos estrangeiros do género, como será o caso do "60 minutes", da CBS, Judite de Sousa resumiu "Não há problema nenhum em validar os bons exemplos internacionais e o " 60 minutes " é disso exemplo. É um excelente programa de informação e um eficaz formato televisivo. Se disserem que há semelhanças, isso só nos deixará satisfeitos".
Fonte: Jornal de Notícias
1 comentário:
Tenho a certeza que será um programa de elevada qualidade tendo em conta a dupla de apresentadores.
Enviar um comentário